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FAQ  Solus - Dúvidas Frequentes - 2013

Problemas referentes a autorizações, execução de guia, solicitações, carteirinha, e demais dúvidas operacionais relacionadas à autorização, entrar em contato com Núcleo de Autorização da Unimed Ji-Paraná, através do telefone:

 

• (69) 3411-3808;
• (69) 3411-3845;
• (69) 3411-3813;
• (69) 3411-3874;

 

E-mail/Msn:

intercambio@unimedjpr.com.br
autorização_jipa1@unimedjpr.com.br
tatianef@unimedjpr.com.br
augusto_sac@unimedjpr.com.br

 

Falar com a Cristina, Ingryd, Tatiane Ferreira e Augusto Brito.


Problemas relacionados ao faturamento entrar em contato com o Núcleo de Relacionamento com a Rede da Unimed Ji-Paraná, através do telefone:

• (69) 3411-3837

 

E-mail/Msn:

relacionamento_rede@unimedjpr.com.br
relacionamento_rede01@unimedjpr.com.br

 

Falar com o Junior Felix e Washington.


Problemas técnicos no sistema entrar em contato com o Suporte do Sistema Web da Unimed Ji-Paraná, através do fone:

• (69) 3411-3838

 

E-mail/Msn:

suporte_web@unimedjpr.com.br

 

Falar com o Thiago Lira.


1) Como identificar os códigos para as solicitações de exames de imagem?
R: A tabela de procedimentos é dividida por grupos e o começo do código indica o tipo de procedimento do qual se trata, como demonstrado abaixo:
• 4080 — RAIO-X;
• 4090 — ULTRA-SONOGRAFIA;
• 4100 — TOMOGRAFIA;
• 4110 — RESSONÂNCIA.

 

Ex.:
• 41001095 - Abdome total (abdome superior, pelve e retroperitonio) (TOMOGRAFIA);
• 40901122 - Abdome total (inclui abdome inferior) (ULTRA-SONOGRAFIA).

 

Porém, no atual sistema autorizador web, os procedimentos estão identificados à frente do nome, por exemplo:
• RAIO-X: RX;
• ULTRASSONOGRAFIA: US;
• TOMOGRAFIA: TC;
• RESSONÂNCIA: RM.

 

2) Como proceder nos casos em que os beneficiários estiverem sem cartão, com cartão vencido, erro de leitura ou qualquer outra impossibilidade técnica de utilização do sistema?

 

a) No horário comercial - acesso normal à internet:
Ligar na Unimed -> Passar informações do para cadastramento da guia -> Acessar o menu de guias emitidas -> Imprimir a guia do beneficiário -> Colher assinatura.

 

b) No horário comercial - sem acesso à internet:
Ligar na Unimed -> Passar informações do beneficiário para cadastramento da guia -> Receber a senha do atendimento -> Anotar a senha em guia em branco previamente impressa -> Colher assinatura do beneficiário.

 

c) Fora do horário comercial:
Colher assinatura do beneficiário em guia em branco previamente impressa -> No primeiro dia útil ligar na Unimed -> Passar as informações -> Receber senha -> Anotar na guia.

 

3) Fiz uma solicitação incorreta e queria saber como cancelar?
R: Na web, no menu emissão de guias, relação de guias emitidas, selecione o período em que a guia foi emitida, liste as autorizações, encontre a guia desejada e observe que na lateral direita aparece um X em vermelho, este ícone cancela a guia emitida.

4) Dúvidas sobre como fechar o faturamento, siga as orientações:
R: No site da Unimed Ji-Paraná ha uma seção de manuais que podem ser baixados. Escolha o Manual de Faturamento. Acesse:
http://autorizador.unimedjpr.com.br/manual/manual.pdf

 

5) Quando informo o executante em uma guia, aparece a mensagem: "Prestador Executante sem permissão para executar o procedimento da guia". Como devo proceder neste caso?
R: Entre em contato com o Núcleo de Relacionamento com a Rede por intermédio do colaborador Junior ou Washington, para verificar o seu cadastro de procedimentos.


• (69) 3411-3837,


Email:
relacionamento_rede@unimedjpr.com.br
relacionamento_rede01@unimedjpr.com.br.

6) Dúvidas para realizar atendimento de guia, cadastrar executante e realizar procedimento nas guias de SP/SADT? Verifique a orientação:
R: No site da Unimed Ji-Paraná ha uma seção de manuais contendo um passo a passo de como realizar os atendimentos, que podem ser baixados no endereço: http://autorizador.unimedjpr.com.br/manual/manual.pdf, escolha o Manual de SADT.

 

7) Quando o médico solicitante não é cooperado da Unimed Ji-Paraná, como devo proceder para fazer a solicitação?
R: Deve entrar em contato com o Núcleo de Relacionamento com a Rede para que seja feito o cadastro do médico, pelo número (69) 3411-3837.

8) Preciso preencher o campo Tipo de saída?
R: Este campo é um parâmetro de faturamento, isto é, não é necessário o preenchimento do campo no momento da solicitação, porém, ao realizar o faturamento da guia, será necessário informar qual foi o tipo de saída da guia do beneficiário após o atendimento prestado.

9) Quais são os prazos para autorização das guias de procedimentos eletivos?
R: Guia sem a previsão de material (OPME) é de 24 a 72 horas.
Guia com a previsão de material (OPME) é de até 10 (dez) dias úteis.

10) A guia ultrapassou os prazos de autorização, o que devo fazer?
R: Deve entrar em contato com o Núcleo de Autorização da Unimed Ji-Paraná para esclarecimentos, pelo número (69) 3411-3800 ou via chat on line.

11) Não consigo localizar a guia do beneficiário no sistema, o que devo fazer?
R: Caso esteja utilizando corretamente os filtros de pesquisa e mesmo assim não conseguir localizar a guia, entre em contato com o Núcleo de Autorização, através dos contatos ou via chat on line:


• (69) 3411-3808
• (69) 3411-3845
• (69) 3411-3813
• (69) 3411-3874


Falar com a Cristina, Ingryd, Tatiane Ferreira e Augusto Brito.


E-mail/Msn:

intercambio@unimedjpr.com.br
autorização_jipa1@unimedjpr.com.br
tatianef@unimedjpr.com.br
augusto_sac@unimedjpr.com.br

12) Como devo fazer para cancelar o login quando um colaborador se desliga da empresa?
R: Informar imediatamente à Unimed, através do e-mail do Suporte do Sistema para que a senha seja cancelada. E-mail/MSN: suporte_web@unimedjpr.com.br, e telefone (69) 3411-3838.

 

13) Porque não consigo digitar o número do cartão do beneficiário em uma guia, seja SP/SADT ou guia de internação?
R: A opção de digitação do código do cartão não existe no sistema autorizador Web. Só é possível a leitura pelo cartão do beneficiário.

14) Quais são as guias que devem ser impressas e enviadas para cobrança?

R: Conforme informado nos treinamentos do sistema Solus, durante um período, permanece o envio da documentação impressa dos itens que constem MAT/MED. Em um segundo momento a Unimed Ji-Paraná, fará uma análise quanto à obrigatoriedade do envio destes documentos impressos.

15) Tenho que anexar pedido médico para solicitação de avaliação?
R: Não é obrigatório anexar solicitação de avaliação.

16) Como faço solicitação de OPME no sistema Autorizador Web?
R: As solicitações de OPME deverão ser realizadas diretamente no sistema da Solus, ou seja, não poderá ser enviada em forma de anexo, como é feito atualmente. As solicitações deverão ser feitas com a devida codificação da TNUMM, conforme determina a Unimed Brasil. Para agilizar e facilitar o trabalho, o núcleo de OPME da Unimed Ji-Paraná criou padrões de solicitações conforme as últimas solicitações realizadas pelos médicos assistentes. Este padrão estará disponível na página do Portal, no endereço: www.unimedjpr.com.br/ÁreaRestrita/Prestadores/Downloads. Caso tenha solicitações que não estejam contempladas na padronização, o médico assistente é responsável por indicar o material solicitado e identificar sua codificação na Tabela de Materiais na TNUMM para solicitar no sistema. A referida Tabela se encontra disponível no mesmo endereço informado acima.

17) Como devo fazer as solicitações de exames para pacientes internados em UTI quando o cartão não está de posse do beneficiário?
R: Para os casos em que os pacientes estiverem internados em UTI, a Unimed Ji-Paraná concede a exceção, para que os exames sejam solicitados sem a necessidade de utilizar o cartão de identificação do beneficiário. Portanto, caso seu Hospital possua esta opção, favor entrar em contato com o núcleo de relacionamento com a rede, por intermédio do colaborador Junior ou Washington, pelo telefone (69) 3411-3837, ou

pelo e-mail:


relacionamento_rede@unimedjpr.com.br
relacionamento_rede01@unimedjpr.com.br

18) Como devo proceder quando existem diárias para serem prorrogadas e/ou exames para serem solicitados, mas o procedimento que decorreu da internação ainda não foi autorizado e o beneficiário já recebeu alta?
R: No novo sistema autorizador web (Solus), a primeira diária para os casos de internação clinica, está sendo autorizada automaticamente, a fim de que as demais sejam enviadas para análise da auditoria médica. Portanto, quando solicitado um procedimento cirúrgico, este será encaminhado para análise da auditoria médica, que tem estabelecido o prazo de 24 a 48 horas nos casos sem OPME´s e, até cinco dias úteis nos casos com OPME´s para procederem a autorização. Sendo assim, tão somente após a liberação do procedimento é que será possível a solicitação da prorrogação necessária. Reforçamos, que guias com prazo de mais de quarenta e oito horas de pendência devem ser informadas ao núcleo de autorização para providência da autorização.

19) Quando realizo a solicitação de consulta e a mesma é negada automaticamente, o que devo fazer?
R: No horário comercial, deverá entrar em contato com o Núcleo de Autorização, através do telefone 3411-3845 ou via suporte online (CHAT), a fim de verificar o motivo em que a mesma foi negada para que seja realizada a revisão da mesma. Fora do horário comercial, o atendimento deverá ser prestado, colher assinatura do beneficiário em guia em branco previamente impressa do sistema e no primeiro dia útil ligar na Unimed, passar as informações, receber senha, anotar na guia e enviar para cobrança.

20) Como devo proceder nos atendimentos de urgência e emergência e o status da guia apresenta aguardando analise da auditoria?
R: No horário comercial, deverá entrar em contato com o Núcleo de Autorização, através do telefone 3411-3845 ou via suporte online (CHAT), a fim de verificar o motivo da necessidade da analise, e as possibilidades de solução. Fora do horário comercial, o atendimento deverá ser prestado, colher assinatura do beneficiário em guia em branco previamente impressa do sistema e no primeiro dia útil ligar na Unimed, passar as informações, receber senha, anotar na guia e enviar para cobrança.

 

21) Como faço para imprimir estas guias?
R: Na web, no menu, emissão de guias, modelos de guias, existem todas as guias modelos em branco para que seja impressas previamente e reservada para utilização na necessidade.

22) De quem é a responsabilidade de solicitar os procedimentos no Sistema Autorizador Web?
R: Do médico solicitante.

23) De quem é a responsabilidade dos logins de acesso ao sistema Autorizador Web?
R: Do médico assistente, no caso das solicitações, e da administração do prestador de serviço, nos casos de execuções.



24) Como devo fazer para lançar uma guia de curativo e/ou retirada de pontos?
R: Deve ser solicitada uma guia de procedimentos ambulatoriais onde deve ser vinculada à guia principal que originou o curativo e/ou retirada de pontos. Depois de vinculada, devem ser preenchidos todos os campos obrigatórios, e informar o código do pacote correspondente ao procedimento.

 

25) Quando realizo a solicitação de procedimentos que serão executados em locais de atendimento diferenciados, por exemplo: tomografia e exames laboratoriais, como devo orientar o beneficiário?
R: Deverá ser informado ao beneficiário que o mesmo pode se dirigir à rede credenciada da Unimed de sua preferência e que somente é necessário que apresente seu cartão de identificação.

 

26) Como devo proceder solicitações em forma de pacote?
R: Informamos que disponibilizamos na página do Portal, no endereço: www.unimedjpr.com.br/ÁreaRestrita/Prestadores/Downloads, uma Tabela que contemplará todos os Pacotes estipulados pela Unimed Ji-Paraná. Ressaltamos que as solicitações deverão ser feitas no padrão estipulado, caso o prestador realize procedimentos contemplados pelos pacotes.

 

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